O auditório municipal de Belmonte acolhe, de 4 a 6 de abril, a terceira edição da conferência nacional dedicada à gestão das montanhas mediterrânicas, 3MG. Um curso de formação dirigido a professores, assente no tema das “Alterações Climáticas nos Geoparques Portugueses” e dos seus impactes na gestão florestal e no património geológico.
Com 25 horas de duração, a ação de formação visa discutir os desafios enfrentados pelos ecossistemas de montanha e pelas comunidades dependentes daquelas áreas.
Com a serra da Estrela e outros geoparques mundiais da UNESCO como casos de estudo, a conferência destaca eventos recentes, como os incêndios de agosto de 2022, para ilustrar as complexidades enfrentadas atualmente.
Além das comunicações teóricas, a conferência contempla um dia de saída de campo, que visa dar a conhecer as diferentes paisagens da Serra da Estrela e “locais chave” para exemplificar melhor os fenómenos abordados em “sala de aula”.
A ação de formação, promovida pelo Estrela Geopark Mundial da UNESCO, em parceria com os restantes Geoparks Portugueses, é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.