O Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) vai funcionar na Rua Pedro Álvares Cabral, junto ao CLDS de Belmonte, e abre portas assim que terminar a formação dos três técnicos que irão prestar apoio neste espaço de acolhimento e informação destinado a migrantes.
A criação do CLAIM de Belmonte, que integra a rede de Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes, foi aprovada na última reunião pública da Câmara Municipal.
António Dias Rocha mostrou-se “muito satisfeito” com a criação desta estrutura que começará a funcionar assim que termine a formação dos técnicos que ali vão trabalhar “já temos três técnicos a fazer formação para prestarem todo o apoio aos migrantes que estejam em Belmonte e precisem de apoio”, informou o presidente da autarquia de Belmonte.
Os Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes estão preparados para prestar apoio aos migrantes em diversas áreas, desde a regularização da sua situação migratória ao retorno voluntário, saúde, habitação, segurança social, trabalho, educação, empreendedorismo, entre outros.