Jogou-se este domingo a final do campeonato nacional feminino de sub-19 no Pavilhão Municipal do Fundão, com o sempre especial derby entre Benfica e Sporting, com as encarnadas a levarem a melhor e fazerem a festa na cidade fundanense.
O jogo foi emocionante e eletrizante do início ao fim, sempre muito partido e cheio de transições perigosas de parte a parte que trouxeram incerteza no marcador até ao final. Na primeira parte não existiu qualquer golo, mas as oportunidades sucederam-se para ambas as equipas, com os dois conjuntos a pecarem bastante na finalização e principalmente no último passe, isto para além de boas exibições em ambas as balizas. De referir ainda que Matilde Cristo, guarda-redes verde e branca, sofreu uma lesão grave ainda no decorrer do primeiro tempo, tendo abandonado a quadra em lágrimas e podendo vir a enfrentar um longo tempo de paragem.
Na segunda parte, novo equilíbrio e oportunidades para ambas as equipas, mas o golo ia tardando a surgir, tendo apenas surgido já aos 35 minutos de jogo, altura em que Ana Oliveira conseguiu desatar o nó no marcador para o Benfica, após transição ofensiva rápida e bem definida. O Sporting apostou na guarda-redes avançada para tentar o empate, mas acabou ainda por sofrer o segundo golo, num livre direto de belo efeito e na gaveta por intermédio de Beatriz Sá a dois minutos do fim. O Sporting ainda reduziu por Júlia Santos aos 39 minutos e até teve oportunidades de empatar no último fôlego do encontro, mas sem sucesso.
O Benfica, orientado por Paulo Ribeiro, sagra-se assim bicampeão nacional de futsal feminino no escalão de sub-19, fazendo a festa no Fundão.
No jogo da atribuição do terceiro e quarto lugar, também disputado no Fundão, o São João de Ver goleou o Novasemente por 5-0.
De: Fernando Teixeira