Vai ser até à última gota de suor que vai ser decidida a manutenção dos dois representantes ainda metidos na luta. O Benfica Castelo Branco depende apenas de si na última jornada, enquanto o Guarda FC precisa de vencer e ver o Machico perder.
Na Série C, o Benfica Castelo Branco fez o que lhe competia e venceu em casa do já despromovido União de Coimbra por 2-0, com Barradas em grande destaque a fazer dois golos logo nos primeiros seis minutos do encontro. A equipa albicastrense tem agora 31 pontos e pode celebrar imenso o empate que o Peniche conquistou em casa do Marinhense esta tarde já bem perto do fim e a derrota pesada do Pombal em Elvas. É que desta forma, a equipa sabe que vencendo o Sertanense em casa na última jornada conseguirá sempre a manutenção. Isto porque Marinhense e Pombal jogam entre si e a que não ganhar ficaria atrás dos albicastrenses se estes vencerem. E além disso, o Alverca B e o Mortágua também ainda não garantiram a manutenção, ou seja, existem cinco equipas na luta e só uma vai descer, mas o BCB depende apenas de si agora e embora esteja em lugar de despromoção neste momento, sabe que uma vitória no derby os tirará de lá de qualquer forma. No outro jogo da série, já descidos, o Sertanense venceu o Alcains por 3-1,com golos de Tiago Rodrigues e Mauro Santos (2). Erins fez o golo do Alcains.
Já na Série B, o Guarda FC está numa situação mais delicada. Esteve quase com a manutenção assegurada, mas cinco derrotas seguidas mudaram o figurino. Chegou a dar luta diante do Leça, mas acabou a ser goleado por 6-2. Tem nesta altura 31 pontos, em lugar de despromoção e vai para a última jornada com apenas um cenário: vencer o último classificado Régua em casa, algo que parece ao alcance da equipa por tudo o que tem feito esta época, mas tem de esperar que o Machico perca em casa diante do Leça. Tem mesmo de perder, o empate não chega. E embora o Leça já tenha garantido a passagem à fase de subida, não tem tirado o pé do acelerador, pelo que ainda há esperança para a equipa.