“Releituras de Camões, nos 500 anos do seu nascimento” é o título do ciclo de conferências que, durante um ano, vão assinalar a efeméride.
As conferências serão proferidas pelo Professor Henrique Manso, docente da Faculdade de Artes e Letras da UBI, que fará uma abordagem a diferentes temas da vida e obra de Luís Vaz de Camões, do exílio à guerra, da beleza ao amor, entre outros.
A primeira está marcada para as 16h do próximo dia 23 de abril, no auditório da Biblioteca da UBI, e dá as boas-vindas à mais aguardada das estações do ano: Aquarelas de tempos e lugares primaveris: “Já não podeis fazer meus olhos ledos”.
Durante este mês de abril, a Biblioteca Central da UBI tem patente uma exposição de cartazes designada “25 de ABRIL: A democracia no cartaz”. Uma coleção doada à UBI pelo colecionador Francisco Madeira Luís, que aborda uma variedade de temas relacionados com o 25 de abril e que vão desde a celebração dos aniversários da Revolução até à renovação do sistema político.
Para ver também, em abril, na Biblioteca Central da UBI a exposição “Arte de Trabalhar o Ferro” de Luís Daniel Almeida. Este artista e artesão cria esculturas e peças decorativas utilizando principalmente ferro velho, dando-lhe uma nova vida.