O Boom Festival, que decorre de dois em dois anos em Idanha-a-Nova, foi distinguido com o prémio “Green Operations Award”. O galardão distingue festivais pelo contributo para o desenvolvimento de eventos mais sustentáveis.
O prémio foi atribuído esta quarta-feira no European Festival Awards, nos Países Baixos, “por um painel de jurados que não estão diretamente ligados a nenhum festival específico”, avançou a organização do Boom em comunicado.
O Green Operations Award é um prémio anual atribuído pela Yourope e GO Group a festivais que “deram uma contribuição significativa para o desenvolvimento de eventos mais sustentáveis”, sendo que este ano, de acordo com o European Festival, “teve mais candidaturas que nunca”.
Para além disso, a edição 2023 do Boom, que decorreu em julho, voltou a ser certificado como “Outstanding Greener Festival”, prémio que será entregue em fevereiro.
Refira-se que na última edição, o Festival recebeu quase 40 mil pessoas de 169 países na “Boomland”, construída com mais de duas toneladas de material reciclado e a colaboração de dois mil fornecedores, dos quais 18% eram de Idanha-a-Nova.
Durante o evento foi consumido menos 26% de água que em 2022, tendo sido reencaminhados mais de 2 milhões de litros para a estação de tratamento da Boomland para reutilização.
De referir também que foram recicladas 94 tendas de campismo e 350 toneladas de resíduos de vidro, papel, plástico, lixo orgânico, metais e lixo urbano. Na Herdade da Granja foram também plantadas 70 árvores e 120 arbustos.