O protocolo, entre a Mutualista e a União de Freguesias, foi assinado esta manhã e, para o presidente da junta, António Carriço, é de extrema importância para a freguesia, uma vez que vai abranger uma vasta área do território.
“Este protocolo já estava no Centro de dia do Sarzedo, há alguns anos, estivemos, fez sábado oito dias, no Terlamonte e vamos criar também condições para melhor assistência médica, entre Atalaia e Gibaltar.”
Borralheira passa, assim, a integrar o circuito da Unidade Móvel de Saúde da Mutualista Covilhanense, que presta vários tipos de apoio à população.
“Nós trabalhamos através de uma equipa multidisciplinar, onde temos médico, temos enfermeiro, temos também uma técnica social, psicóloga e também fazemos algum acompanhamento da medicação através de um profissional de farmácia.”
O presidente da direção da Mutualista Covilhanense, Nélson Silva, explica ainda que a intervenção da Unidade de Saúde é sobretudo ao nível da prevenção.
“O nosso grande objetivo é evitar que estas pessoas tenham de recorrer, para resolver qualquer situação básica, aos serviços de saúde, seja o hospital, seja o Centro Hospitalar. Se o podermos fazer a montante ganhamos todos.”
A assinatura do protocolo, esta manhã, na Borralheira, onde se deslocou a Unidade Móvel de Saúde da Mutualista, pela primeira vez, foi inserida nas comemorações dos 93 anos que a Mutualista Covilhanense assinala no próximo dia 7 de junho.