O bracejo de Sortelha, no concelho do Sabugal, foi oficialmente reconhecido como Produto Artesanal Tradicional, uma certificação que visa “valorizar e potenciar” a arte ancestral de trabalhar este recurso natural abundante na região.
A certificação resulta da inscrição do Bracejo de Sortelha – Sabugal no Registo Nacional de Produções Artesanais Tradicionais Certificadas, um processo conduzido pelo município, que apresentou o caderno de especificações técnicas e realizou o registo de indicação geográfica junto do Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
Para o município de Sabugal, a certificação “é um garante de qualidade e autenticidade da produção, mas também uma forma de diferenciar e singularizar” o bracejo de Sortelha.
O ‘Bracejo de Sortelha – Sabugal’ é um produto artesanal com uma imagem “forte e singular, facilmente identificável no conjunto das técnicas de trabalhar fibras vegetais”, afirma a autarquia.
Embora o bracejo exista e se trabalhe noutros locais do país, a particularidade da técnica da espiral cosida, desenvolvida há já longos anos no concelho, em especial na Aldeia Histórica de Sortelha, confere-lhe um aspeto e características diferenciadoras.