O vice reitor da UBI para as áreas da internacionalização e comunicação institucional é uma das personalidades que participaram na elaboração do livro “Portugal com Futuro”. O trabalho reúne 36 contributos de personalidades da sociedade e que não estando na vida política activa ou partidária apontam caminhos para o futuro do país a partir da sua experiência profissional e pessoal.
O trabalho foi coordenado pelo advogado Filipe Lobo d´Ávila e foi desenvolvido pela associação “Juntos pelo Futuro”. Bruno Ferreira da Costa apresenta neste livro um artigo sobre a reforma do sistema político e eleitoral.
Para o vice reitor da UBI “não se exerce e dinamiza a democracia sem a participação dos cidadãos. O adiamento da reforma do sistema político e eleitoral tem conduzido a um progressivo desgaste da relação entre eleitos e eleitores e da confiança nas instituições políticas. A nova ágora são as redes sociais, num caminho de intervenção imediata, disruptiva, e muitas vezes antisistémica dos indivíduos. Perante o fechamento do sistema, quem ousa dar o passo para colocar o cidadão comum no centro da vida política?” interroga.
Bruno Ferreira da Costa acrescenta que, para ter futuro, Portugal precisa de “um sobressalto cívico com exigência, participação, envolvimento e responsabilidade. De um modo mais sucinto, uma cultura de compromisso e responsabilização de casa indivíduo pela construção da comunidade”.
O livro vai ser publicamente apresentado no próximo sábado na reitoria da universidade do Porto e depois no dia 15 de Novembro em Lisboa.














