O Grupo de Mergulho dos Bombeiros Voluntários de Penamacor (BVP) coordenou, no passado sábado, um exercício de simulação de afogamento na Barragem de Meimão, com a participação de várias corporações da região. O objetivo foi treinar a resposta a acidentes, em contexto realista.
O exercício Livex “Carpa25” envolveu bombeiros voluntários não só de Penamacor, mas também de Idanha-a-Nova, Castelo Branco e Cernache do Bonjardim. A simulação consistiu no “afogamento de vários pescadores”, com vista a que “as equipas se entreajudassem e suprimissem o incidente no menor tempo possível”.
A iniciativa assume relevância dada a crescente afluência de visitantes à Zona de Lazer do Meimão e à Barragem, onde se realizam anualmente “inúmeras atividades por milhares de pessoas”, aponta a autarquia. Recorde-se que o local já foi, no passado, cenário de alguns acidentes, registando, até à data, algumas fatalidades e vários feridos.
Além da pesca recreativa, a barragem é cada vez mais procurada para desportos aquáticos como canoagem ou Stand Up Paddle, bem como para passeios pedestres, BTT e observação da natureza. Este contexto justifica, de acordo com o município, “a redobrada importância” de um exercício como este, que visa garantir a prontidão e eficácia dos meios de socorro em eventuais emergências no local.
c/ LS
Oiça aqui as declarações do comandante dos Bombeiros Voluntários de Penamacor, Bruno Cunha, à RCB