José Sousa apresentou à direção o pedido de demissão do cargo de comandante dos Bombeiros Voluntários do Fundão, com efeitos imediatos.
“Faço-o com tristeza, mas também com a consciência tranquila de quem tudo fez para defender a honra da instituição e o bem-estar de quem dela depende”, refere José Sousa num comunicado onde anuncia a demissão de comandante dos Bombeiros Voluntários do Fundão.
José Sousa começa por afirmar que desde o primeiro momento em que tomou conhecimento do comportamento
“absolutamente inqualificável” que alguns bombeiros tiveram para com um seu camarada,
a sua prioridade foi, “e continuará sempre a ser, a defesa, o apoio e a proteção da vítima
e da sua família. Nada está acima da dignidade humana. Nada está acima da justiça”, frisa.
O ex-comandante reafirma que tanto ele como toda a estrutura do Corpo de Bombeiros se colocou inteiramente à disposição da GNR e da Polícia Judiciária, “assegurando colaboração plena, rigorosa e irrestrita em todas as diligências”.
“Prestei declarações, entreguei documentos, disponibilizei o acesso às gravações do sistema de videovigilância interno e garanti que nada ficaria por esclarecer, tendo esta disponibilidade sido fundamental para que a investigação por parte das autoridades se tornasse mais célere e eficaz”, declara.
José Sousa garante “de forma clara e inequívoca”, que nunca teve conhecimento prévio de quaisquer atos semelhantes por parte dos arguidos, dentro ou fora da instituição.
Assim que os factos chegaram ao seu conhecimento, o ex-comandante assegura ter imediatamente determinado o apoio integral à vítima, recolhendo informação rigorosa sobre o sucedido, a abertura de um processo disciplinar, com o objetivo de apurar sem hesitações todos os factos e responsabilidades.
“Quero deixar uma mensagem absolutamente clara: como Comandante, estive sempre próximo, vigilante e empenhado na proteção da vítima. Não hesitei, não hesitarei. Não posso aceitar, nem aceitarei, qualquer conduta que desrespeite os valores, princípios e a dignidade humana que devem reger um Corpo de Bombeiros. Quem pratica atos desta natureza não tem lugar nesta, nem em qualquer outra instituição que viva da confiança do
povo”, sublinha.
José Sousa assegura ainda que não permitirá que “a ação de alguns manche a honra de todos”.
“No Corpo de Bombeiros do Fundão existem homens e mulheres de enorme dignidade, coragem e
abnegação, que não merecem a generalização injusta e dolorosa que tem sido feita. Eles são o verdadeiro rosto desta casa e são merecedores da nossa confiança”, aponta.
O ex-comandante do voluntários fundanenses afirma que agiu sempre em defesa da vítima e da instituição, cumprindo todos os deveres, prazos e diligências que foram possíveis. “Mas sei também que o lugar de Comandante exige uma confiança absoluta, sem sombras nem dúvidas. Nunca tive intenção de ofender ou magoar quem quer que fosse; e, se inadvertidamente o fiz, apresento as minhas mais sinceras desculpas”, declara.
Enquanto Comandante diz ser o primeiro e o último responsável por tudo o que acontece no Corpo de Bombeiros e “nunca me exonerarei dessa responsabilidade”.
“Por respeito à farda, aos bombeiros e à população”, e após reunir com o comando, dia 27 de novembro e com todo o corpo ativo, esta quinta-feira, 27 de novembro de 2025, apresentou à direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fundão a demissão, com efeitos imediatos”, lê-se.
“Faço-o com tristeza, mas também com a consciência tranquila de quem tudo fez para defender a honra da instituição e o bem-estar de quem dela depende”. José Sousa agradece profundamente à população do Fundão, às empresas, entidades e a todos aqueles que sempre confiaram nos seus Bombeiros. “A vossa confiança é e continuará a ser o maior património desta casa”, diz.
A todos os bombeiros que caminharam ao se lado, que o apoiaram em cada decisão e que honraram e a farda “com coragem e lealdade, deixo a minha mais profunda gratidão. Foram, e serão sempre, a minha maior força”.
José Sousa afirma ter plena confiança de que a direção encontrará a melhor solução “para este momento difícil e que o Corpo de Bombeiros do Fundão continuará a cumprir, com honra e dedicação, a missão que lhe está confiada”.













