2027 será o ano do centenário dos Bombeiros Voluntários do Fundão. Faltam quatro anos para a concretização do sonho maior da Associação Humanitária que no último fim de semana reconduziu Carlos Jerónimo na direção do organismo. A tomada de posse para o novo mandato de três anos, no dia das eleições, ficou marcada pela preocupação quanto às dificuldades de financiamento público para o novo quartel.
oiça Dulce Gabriel (RCB)
Além da construção do novo quartel dos BVF, o reeleito presidente da direção dos soldados da paz, aproveitou a tomada de posse e a presença das diversas entidades que tutelam os bombeiros e a proteção civil para recordar os desafios “políticos e operacionais” resultantes da reforma em curso na estrutura da Proteção Civil.
Aludindo aos desafios económicos, Carlos Jerónimo, recordou “o crónico subfinanciamento das associações humanitárias” a que se associam os “históricos e sistemáticos pagamentos em atraso” das entidades do Ministério da Saúde a quem os bombeiros prestam serviços de transporte de doentes não urgentes.