O projeto “Escola Alfa” do Centro Assistencial Cultural e Formativo do Fundão (CACFF) foi um dos 38 projetos distinguidos com o Prémio Seniores 2023, do BPI – Fundação “la Caixa”. O projeto, agora financiado, destina-se à alfabetização de seniores, à estimulação física, cognitiva e sensorial com vista à promoção do envelhecimento ativo.
O Centro Assistencial Cultural e Formativo do Fundão propõe-se a promover, durante os próximos dois anos, a alfabetização de seniores com o desenvolvimento de competências básicas de leitura, escrita e competências digitais. Por outro lado, pretende-se igualmente estimular as capacidades motoras, cognitivas, sensoriais, bem como a interação social com vista a uma melhor qualidade de vida.
Deste projeto são beneficiárias as pessoas com idade igual ou superior a 50 anos, identificados como analfabetos no concelho do Fundão ou seniores que queiram prevenir ou adiar o surgimento de dificuldades a nível físico, cognitivo ou sensorial.
A instituição explica, em comunicado, que “para a consecução dos objetivos” é necessário fazer primeiro um levantamento de necessidades e só depois as sessões de alfabetização de carácter individualizado, atividades digitais e sessões comunitárias de estimulação física, cognitiva e sensorial.
Atividades que vão ser realizadas em itinerância por várias freguesias do concelho do Fundão com uma equipa multidisciplinar, constituída por uma psicóloga, um professor, uma animadora e uma técnica de serviço social, para além de voluntários da comunidade.
“Escola Alfa” recebeu o Prémios Seniores 2023 no passado dia 27 de novembro, numa cerimónia na Casa da Música onde estiveram a presidente da direção do CAFF, Alcina Cerdeira e a coordenadora do projeto Catarina Gaspar.