O Casino Fundanense acolhe, no próximo dia 3 de dezembro, o primeiro seminário do acolhimento familiar. O evento, promovido pelo CACFF – Centro Assistencial Cultural e Formativo do Fundão, visa fomentar o debate e a reflexão sobre a importância de um ambiente seguro e acolhedor para crianças e jovens em situação de risco.
Sob o tema “Lares que Acolhem, Vínculos que se Constroem”, o CACFF promove no próximo mês um seminário no âmbito da resposta de acolhimento familiar “VincuLar”.
O centro assistencial lembra, em comunicado, que no território assiste-se atualmente a “dinâmicas complexas de mudança e solidificação de novas vivências” que obrigam a um debate sobre a importância da proteção a crianças ou jovens em risco que necessitam “de afeto, atenção e cuidados individualizados, num ambiente familiar harmonioso, seguro e reparador”.
Para abordar temas como “Acolhimento familiar”; “Reflexões sobre trajetórias de pós-acolhimento” ou “A vinculação como chave para o desenvolvimento emocional saudável”, o evento conta com a socióloga Ana Gaspar, a psicóloga Beatriz Carvalho, o presidente da PAJE, Pedro Gaspar e ainda o juiz desembargador do tribunal da relação de Coimbra, Paulo Guerra.
Ambos autores do livro “O que se passa na infância não fica na infância”, que será apresentado também durante o evento.
A sessão de abertura conta com as intervenções de Alcina Cerdeira, enquanto presidente do CACFF, e de Nuno Maia, diretor da segurança social do centro distrital de Castelo Branco, do Instituto de Segurança Social.
O encontro é aberto a toda a comunidade, com entrada livre, mas sujeita a inscrição, através de um formulário disponível online.