A edição 2023 dos Míscaros – Festival do Cogumelo, volta a reunir os fiéis amigos caninos aos cogumelos, no 10ª Passeio do “Cãogumelo”. A caminhada decorre no segundo dia de festival, 18 de novembro, num ambiente criado em torno das duas temáticas.
“Por muito que pareçam distantes, cães e cogumelos são temas que se tocam em diversas situações”, adianta a organização, dando conta de que, este ano, vão ser abordadas as duas temáticas no Passeio Canino Míscaros 2023.
A caminhada faz-se pelas encostas da serra da Gardunha, tendo como ponto de partida a freguesia do Alcaide. Trata-se de um passeio “refrescante, cheio de odores e palavras sábias de alguns convidados”, especialistas em cães e em cogumelos, sempre na companhia dos amigos de quatro patas.
Para falar sobre patudos, vão estar João Silvino, da equipa d’Alpetratinia e presidente da Associação Portuguesa do Cão da Serra da Estrela, e Ezequiel Sousa, presidente do Clube Cinófilo do Alentejo. Os especialista em cogumelos serão “anunciados em breve”.
Pretende-se, neste ambiente, “fomentar a partilha e o incremento do conhecimento sobre os dois temas”, sendo que, depois da caminhada, a partilha continua com um piquenique em que o míscaro é a iguaria principal.
A iniciativa está marcada para dia 18 de novembro, às 10 horas. As inscrições são limitadas e estão abertas a todos os interessados, através do formulário online ou do email glocacorreia.alpetratinia@gmail.com