Ao usar este site, concorda com a Política de Privacidade e Termos e Condições.
Aceitar
Rádio Cova da BeiraRádio Cova da BeiraRádio Cova da Beira
  • Início
  • Política
    PolíticaMostrar mais
    Flagrante Direto na RCB: Autárquicas 2025 e Desporto em destaque
    14 de Junho, 2025
    “É uma mágoa que fica do mandato”
    13 de Junho, 2025
    TMC: regulamento de utilização vai ser revisto
    12 de Junho, 2025
    JS dinamiza roteiro autárquico
    10 de Junho, 2025
    PSD convida Silvério Quelhas a recandidatar-se
    10 de Junho, 2025
  • Sociedade
    SociedadeMostrar mais
    Flagrante Direto na RCB: Autárquicas 2025 e Desporto em destaque
    14 de Junho, 2025
    Trajetória – Empresas e Negócios na RCB
    14 de Junho, 2025
    CMC cede viatura à ULS Cova da Beira
    13 de Junho, 2025
    UBI no AIRMOB, projeto de inovação aérea
    13 de Junho, 2025
    Mutualista distingue sócio benemérito
    13 de Junho, 2025
  • Cultura
    CulturaMostrar mais
    Festival Portas do Sol anima zona histórica da Covilhã
    13 de Junho, 2025
    Covilhã recebe concurso internacional de música
    13 de Junho, 2025
    Exposição revela laços entre o Alentejo e a Covilhã
    13 de Junho, 2025
    Peraboa: marcha volta a sair à rua
    13 de Junho, 2025
    Um legado para a neta que se torna memória viva da Lardosa
    13 de Junho, 2025
  • Desporto
    DesportoMostrar mais
    Rali de Castelo Branco e V.V.R começa amanhã
    12 de Junho, 2025
    Divisão do Desporto e Associativismo da CMC recebe bandeira da ética
    11 de Junho, 2025
    Tiago Sucena qualificado para o Europeu Sub 23
    11 de Junho, 2025
    ADF: Rui Quelhas continua como presidente até 2027
    10 de Junho, 2025
    Madalena Silva campeã do salto em altura no Olímpico Jovem Nacional
    10 de Junho, 2025
Pesquisar
Rádio
  • História
  • Instalações
  • Colaboradores
  • Orgãos e Gestão
  • Estatuto Editorial
  • Cooperantes
Categorias
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Programacão
  • Arquivo
Emissão
  • Ouvir emissão
  • Discos Pedidos
  • Programacão
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
© 2025 — Rádio Cova da Beira Todos direitos reservados. Powered by onesoft
Leitura: Cães errantes podem impactar negativamente conservação do lobo-ibérico
Partilhar
Entrar
Notificações Mostrar mais
Font ResizerAa
Emissão
Rádio Cova da BeiraRádio Cova da Beira
Emissão
Font ResizerAa
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Região
  • Eventos
  • Educação
Pesquisar
  • Rádio Cova Da Beira
    • História
    • Instalações
    • Colaboradores
    • Orgãos e Gestão
    • Estatuto Editorial
    • Cooperantes
  • Categorias
    • Política
    • Sociedade
    • Cultura
    • Desporto
A minha conta Entrar
Acompanhe-nos
© 2025 — Rádio Cova da Beira Todos direitos reservados. Powered by onesoft
Rádio Cova da Beira > Notícias > Sociedade > Cães errantes podem impactar negativamente conservação do lobo-ibérico
Sociedade

Cães errantes podem impactar negativamente conservação do lobo-ibérico

Fernando Teixeira
Fernando Teixeira
Publicado: 22 de Novembro, 2023
Partilhar
6 Min leitura
Partilhar

Num artigo recentemente publicado pela Unidade de Vida Selvagem da Universidade de Aveiro, em parceria com a Rewilding Portugal e a Zoological. que inclui dados recolhidos no âmbito do projeto LIFE WolFlux, destaca o impacto da predação por cães errantes no efetivo pecuário e revela uma maior representatividade de ungulados silvestres na dieta do lobo-ibérico a sul do rio Douro .

O crescente (e não controlado) aumento de cães errantes, principalmente em regiões rurais, por toda a Europa, tem vindo a criar novos desafios que precisam de uma resposta rápida, assertiva e baseada em dados concretos e os relatos são cada vez mais comuns:Suécia, Estónia, Polónia, Itália e Espanha. Esta maior presença de cães errantes na paisagem e em terras de lob pode trazer vários problemas: predação sobre espécies silvestres, muitas vezes em competição direta com o lobo (ex. corço, javali e lebre); disseminação de doenças entre carnívoros; e possibilidade de hibridização com lobo.

Em Portugal, a abundância do lobo-ibérico diminuiu drasticamente durante o século XX, principalmente devido à perseguição humana e perda de habitat. Atualmente, ocorre apenas em 20% daquela que seria a sua área de distribuição original, e embora seja uma espécie protegida por lei em Portugal desde o ano de 1988, continua a estar listada como “Em perigo” no Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental

A título de exemplo, em 2016, os centros oficiais de recolha de animais recuperaram mais de 4000 cães apenas na região centro de Portugal. “Reconhece-se, no entanto, que a dimensão do número de cães errantes permanece desconhecida”, referem os autores deste estudo em comunicado. Muitos destes animais são cães de caça e de companhia abandonados, outros são cães com dono que devido ao seu papel nas atividades humanas (e.x. cães de gado), são autorizados a vaguear livremente. No entanto, muitos outros cães com dono e sem uma função específica que o justifique, usufruem também desta liberdade de movimentos o que potencia ainda mais estes casos 

Este novo avalia e compara a composição da dieta do lobo e de cães errantes na área de distribuição do lobo a sul do rio Douro, a subpopulação em maior risco de extinção de Portugal. Para a sua realização, foram analisados 107 excrementos de lobo e 95 excrementos de cão confirmados geneticamente. Adicionalmente, foram contemplados 40 ataques a gado com confirmação genética das espécies que se alimentaram das carcaças dos animais predados.

Esta análise de excrementos destacou as cabras como a presa mais consumida pelo cão em todas as regiões analisadas, seguindo-se os coelhos e as lebres, os pequenos mamíferos e o javali. Os lobos alimentam-se principalmente de cabras e javalis no oeste, enquanto na região central se alimentam principalmente de aves, sendo provável que este elevado consumo advenha de carcaças de animais que são descartadas pelas explorações na zona. A sobreposição de dietas entre ambos os canídeos foi muito elevada, demonstrando um elevado potencial para competição por recursos.

Além disso, verificou-se que os cães foram os únicos predadores detetados na maioria dos ataques (62%), um dado surpreendente que revela o papel altamente influente que estes poderão ter no agudizar de conflitos entre comunidades locais e o lobo-ibérico, uma vez que o lobo é muitas vezes presumido como autor dos ataques por defeito. Resultados que realçam portanto o papel dos cães como possíveis predadores de gado e, possivelmente, também de espécies silvestres. Para além de práticas de gestão adequadas, salientamos a necessidade de uma aplicação mais rigorosa da legislação sobre a posse de cães e de uma gestão eficaz da população errante para reduzir os conflitos entre humanos e lobos.

Este estudo também permitiu concluir que a composição da dieta do lobo é mais diversificada do que a descrita anteriormente para a região Oeste do Sul do Douro, com o consumo de javali e corço a representar uma maior proporção da dieta da espécie, quando comparada com avaliações anteriores. Isto supõe um importante resultado de sucesso para a conservação, pois é fruto não só da expansão natural do javali e o corço, mas também de programas de reintrodução de corço e do aumento das medidas de prevenção de prejuízos apoiadas por vários programas e projetos de conservação do lobo, incluindo o LIFE WolFlux. Um excelente resultado, já que, durante décadas, as únicas presas que o lobo tinha a sul do Douro eram gado, pois as suas presas naturais, selvagens tinham sido extintas.

A Rewilding Portugal entregou, até à data 96 cães de gado e 34 vedações para prevenir e reduzir os ataques de lobo em toda a área de distribuição da espécie a sul do rio Douro. Também trabalha para restaurar e proteger o habitat das presas do lobo em conjunto com os atores locais, estando atualmente a realizar trabalhos de restauro de florestas nativas e pastagens em 50 hectares, criação de 20 novos pontos de água para a fauna selvagem e trabalhando em colaboração com associações de caça para implementar Planos Globais de Gestão de fauna sustentáveis e zonas de refúgio de caça em mais de 700 hectares.

Santa Bebiana volta a animar as ruas de Caria
PSP efetua cinco detenções
“Uma secção de excelência”
António Beites reitera confiança no vereador José António Ramos
Moita Flores descodifica relação insegurança e criminalidade

Subscrever Newsletter

Receba as últimas notícias de última hora diretamente na sua caixa de entrada.
Eu li e concordo com os termos e condições
Ao subscrever, concorda com os nossos Termos e Condições e reconhece as práticas de dados na nossa Política de Privacidade. Pode cancelar a sua inscrição a qualquer momento.
Partilhar o artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copiar Link Imprimir
Artigo anterior ADEP contra o uso do telemóvel à refeição no clube
Próximo artigo ADF goleada na luz

Acompanhe-nos

FacebookGostar
XSeguir
InstagramSeguir
YoutubeSubscrever
Mutualista Covilhanse
Inature
Beira Tools
auto nevcar
beira labor
Funda Buildings
Centro Comunitário das Lameiras
CONSTROBI
Município Castelo Branco
cm penamacor

Ad imageAd image
Ad imageAd image

Últimas notícias

Flagrante Direto na RCB: Autárquicas 2025 e Desporto em destaque
Atualidade Política Região Sociedade
14 de Junho, 2025
Trajetória – Empresas e Negócios na RCB
Região Sociedade
14 de Junho, 2025
CMC cede viatura à ULS Cova da Beira
Atualidade Saúde Sociedade
13 de Junho, 2025
UBI no AIRMOB, projeto de inovação aérea
Atualidade Sociedade
13 de Junho, 2025

R.C.B.- Rádio Cova da Beira, Cooperativa de Responsabilidade Limitada

 

Entre a Beira e o Mundo

  • História
  • Instalações
  • Colaboradores
  • Orgãos e Gestão
  • Estatuto Editorial
  • Cooperantes
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Desporto
  • Programacão
  • Arquivo

Newsletter

Subscreva a newsletter para receber as notícias mais recentes


Eu li e concordo com os  termos e condições
Rádio Cova da BeiraRádio Cova da Beira
Acompanhe-nos
© 2025 — Rádio Cova da Beira Todos direitos reservados. Powered by onesoft
  • Início
  • Termos e Condições
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Contactos
rcb Rádio Cova da Beira rcb Rádio Cova da Beira
Bem-vindo!

Olá, para continuar a ler os nossos conteúdos exclusivos e aceder a serviços pensados para si, faça login.

Username or Email Address
Password

Esqueceu-se da palavra-passe?