A segunda edição da “Caminhada em Família” do Agrupamento de Escolas do Fundão (AEF) conseguiu reunir esta sexta-feira, 24 de maio, mais de 200 pessoas, entre pais, alunos, professores e funcionários. A iniciativa está a crescer e pretende ser uma atividade de referência no agrupamento.
A diferença em relação ao ano passado é notória. Se na primeira edição, à chuva, caminharam 150 pessoas em família, na segunda o número quase duplicou para 280 inscritos, revelou à RCB, fonte da organização, o grupo de educação física do AEF.
“O objetivo é precisamente ser uma atividade de referência do agrupamento”, assume Vanessa Nunes Gil. “Neste momento sendo apenas a segunda edição é ainda um bebé, mas a intenção passa também pelo crescimento de participantes porque sendo o foco trazer as famílias à escola, quanto mais famílias vierem melhor”, afirma a professora de educação física.
Este ano, pelo menos, a meta foi cumprida com a ajuda de novas participações, mas também com presenças repetentes e, “se isso acontece é ótimo”, aponta a responsável. “É sinal que já existe aqui alguma tradição e significa que o trabalho do ano passado foi profícuo, a caminhada foi atrativa o que fez com que alguns participantes voltassem”.
Além da caminhada, que se fez pelas ruas e periferia da cidade em dois percursos, a iniciativa inclui ainda uma feira de talentos de alunos e uma sessão de microfone aberto. Animação musical, performance do grupo de dança do desporto escolar e a participação da equipa de educação para saúde também fizeram parte desta edição.
Vanessa Nunes Gil explica que a iniciativa pretende, sobretudo, “trazer as famílias à escola, e permitir que façam uma atividade desportiva em família, que é sempre bom, mas também aproximar os encarregados de educação à vida escolar dos alunos, dar a conhecer a escola e as atividades da escola e do grupo de educação física, e do núcleo de Estágio de alunos de Educação Física, que também estão na organização”, aponta.
A “Caminhada em Família” do agrupamento de escolas do Fundão regressou com força para mais uma edição, cumprindo mais uma vez o objetivo de aproximar a comunidade escolar e aprofundar laços familiares através do desporto e do convívio.