É a primeira acção que vai ser dinamizada pelo colectivo “Quilómetro Zero”, que já procedeu à identificação de 700 quilómetros de percursos que podem ser marcados nas modalidades de BTT, ciclismo, trail e caminhada, tendo como ponto de partida a estação de caminhos de ferro do Tortosendo.
A primeira acção está agendada para o dia 22 de Junho. Trata-se de uma caminhada interpretativa de sete quilómetros que vai percorrer os percursos efectuados pelos antigos operários têxteis entre o Tortosendo e a Covilhã. A acção vai ser acompanhada pelos docentes Elisa Calado Pinheiro e Ricardo Fidalgo e culmina com uma visita ao museu de lanifícios da Universidade da Beira Interior.
A organização desafia os participantes a viajar de comboio da Covilhã até à estação de caminhos de ferro do Tortosendo. As inscrições estão abertas até ao próximo dia 20 na sede da junta de freguesia e tem um custo de 10 euro. Valor que inclui o seguro, o ingresso no museu de lanifícios e transfer até ao local de início. Esta caminhada tem um grau de dificuldade médio e vai ser limitada às primeiras 50 inscrições.