Os Caminheiros da Gardunha realizam no próximo domingo, 21 de abril, uma caminhada temática dedicada ao imaginário da serra da Gardunha, onde Cireneu é a personagem principal. O mês de abril fica ainda marcado pela 4ª Rota dos Castros, que acontece no domingo seguinte, 28.
Duas caminhadas temáticas sobre o imaginário, a história e o património da serra da Gardunha é o que a associação de caminheiros no Fundão tem para oferecer no mês de abril.
A primeira acontece este domingo, com especial enfoque na figura do Ciereneu, “o famoso e controverso salteador que no início do século passado encontrou na serra da Gardunha refúgio, mas também a sua morte”, relata a associação em comunicado.
Em pouco mais de 12 quilómetros, os participantes vão seguir os passos daquela personagem que habita o imaginário das comunidades da Gardunha, “por veredas e caminhos esquecidos”, partilhando a história e as lendas que se contam sobre ela.
No dia 28 de abril, é a vez da quarta edição da Rota dos Castros. Este ano com início em Alcongosta e término no Fundão, num percurso dedicado aos castros de São Roque e de São Brás.
A iniciativa, que conta com a parceria do museu arqueológico municipal José Alves Monteiro, procura levar os participantes à descoberta dos povoados fortificados milenares do concelho do Fundão, sensibilizando entidades e opinião pública para o seu valor patrimonial e para a importância da sua preservação.
As inscrições podem ser feitas através do site oficial dos Caminheiros da Gardunha.