Organizado pelos Caminheiros da Gardunha, o programa começa na Sala de Leitura do Espaço Biblioteca da freguesia da Capinha, no próximo sábado, às 15h, com a realização da palestra “Invasões Francesas e a Capinha”.
Evocar e dar a conhecer o impacto das invasões francesas na Cova da Beira, o papel da Capinha neste período histórico, as “estórias” e as lendas locais desse período e a história do “Mil Diabos” da Capinha, “uma figura com uma história tão fantástica como pouco conhecida”, é o objetivo da Associação dos Caminheiros da Gardunha.
Do programa faz parte a caminhada de domingo, que une a Fatela ao Fundão onde, às 11h, se inicia um percurso pela zona antiga da cidade com o Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida (GRHMA).
Às 11h 30m, na Praça do Município, começam as oficinas de época e o almoço encerra a quinta edição da Rota da Invasões Francesas que os Caminheiros da Gardunha promovem com o objetivo de “contribuir para a criação de uma Rota Napoleónica no concelho”, que permita “reconstituir os passos das tropas como também descobrir os locais mais relevantes e as histórias e lendas que estes guardam.”