A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) lançam, esta terça-feira, dia 1 de abril, a campanha “Cinto-me Vivo”. Inserida no Plano Nacional de Fiscalização (PNF), a campanha decorre até 7 de abril e tem como objetivo alertar condutores e passageiros para a importância do uso correto dos dispositivos de segurança.
A campanha surge como resposta à necessidade de sensibilizar a população para os perigos da não utilização do cinto de segurança e de outros dispositivos de proteção. Estudos demonstram que, numa colisão frontal a 50 km/h, um condutor de 70 kg sem cinto de segurança pode sofrer um impacto equivalente a uma queda de um terceiro andar. Da mesma forma, o uso correto de capacete reduz em 40% o risco de morte em caso de acidente, enquanto a utilização adequada de cadeirinhas infantis pode diminuir em 60% o risco de lesões graves nas crianças.
A campanha “Cinto-me Vivo” inclui ações de sensibilização promovidas pela ANSR, assim como operações de fiscalização realizadas pela GNR e PSP, com enfoque em vias de elevado fluxo rodoviário e locais com altos índices de sinistralidade. O objetivo é contribuir para a redução do risco de acidentes e incentivar comportamentos mais seguros por parte dos condutores.
Esta é a quarta de 11 campanhas de sensibilização e fiscalização previstas para 2025. Até ao final do ano, serão realizadas mais sete campanhas, focadas na velocidade, álcool, uso do telemóvel e segurança em motociclos, de acordo com as diretrizes europeias.