A candidatura “Bauhaus 4EU” apresentada por um consórcio que inclui o instituto politécnico de Castelo Branco e mais seis instituições europeias de ensino superior recebeu o selo de excelência da Comissão Europeia, distinção que certifica que este projecto é de “qualidade excecional” ultrapassando a classificação necessária para a elegibilidade para financiamento por parte da agência “Erasmus+.
Para além do IPCB, fazem parte deste consórcio instituições de ensino superior da Alemanha, Suécia, Itália, França, Polónia e Bulgária e tem como principal objectivo “promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo das regiões europeias, através da cooperação internacional e multilateral”.
Em comunicado, o politécnico de Castelo Branco sublinha que “embora a escassez de fundos europeus disponíveis não tenha permitido o financiamento total do projecto, cerca de nove milhões de euros, estão já agendadas diversas iniciativas no âmbito desta rede, nomeadamente a mobilidade internacional de estudantes, docentes, investigadores e pessoal não docente das instituições parceiras” assim como a realização, no próximo mês de Setembro de um fórum na Alemanha.
O presidente do IPCB mostra-se satisfeito pela distinção atribuída a esta candidatura. António Fernandes acrescenta que o “selo de excelência” é um indicador muito positivo para a futura atribuição do financiamento integral por parte da Comissão Europeia” manifestando o compromisso da instituição em “continuar a trabalhar para implementar as melhorias necessárias para atingir esse objectivo”.
Uma segunda candidatura deve ser apresentada no primeiro trimestre do próximo ano, no âmbito de um projecto que pretende estabelecer uma aliança transnacional, no âmbito das universidades europeias “que têm a ambição de vir a ser as universidades do futuro, ao promover os valores europeus e ao aumentarem a qualidade e competitividade do ensino superior europeu, contribuindo também para a resiliência e recuperação europeias”.