A Universidade da Beira Interior está a promover a segunda edição do “Eureka”. É um concurso nacional de ciência para estudantes do ensino secundário e que tem como grande objectivo a criação de ideias inovadores nos estudantes de escolas de todo o país. As candidaturas estão abertas até ao próximo dia 30 de Junho.
De acordo com a UBI, o concurso está aberto a todos os estudantes no ensino secundário ou profissional, do 10.º ao 12.º ano, de escolas de Portugal, e focado na importância da sustentabilidade ambiental. Os participantes são desafiados a criar um protótipo que resolva um problema e tenha aplicabilidade no contexto da sociedade actual, no âmbito do tema.
A segunda edição tem mais de 1.200 euros em prémios para os melhor classificados. É atribuído um prémio monetário a todos os grupos que passarem a primeira eliminatória. Na segunda eliminatória, vão ser premiados os três melhores projetos, de acordo com o veredito do júri, e ao projecto mais votado pelo púbico.
O “Eureka” é coordenado por José Eduardo Cavaco, docente da faculdade de ciências da saúde e pretende afirmar-se como um contributo da UBI para “fomentar a disseminação científica e o espírito crítico, criativo, dinâmico e inovador nos jovens portugueses e estrangeiros”. A iniciativa é organizada ao abrigo do projecto UBImpulso, financiado pelo plano de recuperação e resiliência.