As candidaturas para a edição 2024 do concurso Euroscola, promovido em Portugal pelo Instituto do Desporto e Juventude (IPDJ), estão a decorrer até dia 28 de fevereiro. Este ano, sob o tema “Promover a paz, os seus valores e o bem-estar dos povos”.
Trata-se de um programa dirigido a alunos do ensino secundário que consiste na simulação do trabalho dos eurodeputados e ao qual podem concorrer todas as escolas do país que também participem no Parlamento dos Jovens 2023/2024.
Cada escola candidata-se, com dois alunos do 10º ou 11º ano, através de um trabalho escrito que aborde o tema em discussão, no caso desta edição, a promoção da paz, dos seus valores e do bem-estar dos povos.
A iniciativa visa selecionar, a nível nacional, as escolas que posteriormente vão representar Portugal nas sessões Euroescola do Parlamento Europeu, em Estrasburgo.
O prazo das candidaturas termina a 28 de fevereiro, devendo ser efetuadas no portal da Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), entidade organizadora do Euroscola em Portugal.
Também promovido pelo IPDJ, o Concurso Literário “A Ética na Vida e no Desporto”, que visa estimular a produção de trabalhos escritos associados à ética no desporto, tem candidaturas abertas até 29 de fevereiro.
A competição é dirigida aos estudantes do ensino secundário e profissional, de todas as escolas do país, e premeia os que apresentem melhor qualidade literária.