Deputados do Partido Socialista na Assembleia da República eleitos por quatro distritos, entre os quais Castelo Branco, questionaram o Governo sobre apoios a colocação de sistemas anti granizo nas regiões mais vulneráveis ao fenómeno.
Os deputados socialistas eleitos pelos círculos de Castelo Branco, Bragança, Vila Real e Viseu questionaram a Ministra da Agricultura sobre a possibilidade de criação de um aviso piloto para apresentação de candidaturas destinadas a financiar a colocação de sistemas anti granizo nas regiões mais vulneráveis a este fenómeno climatérico, como já acontece em França e Espanha.
De acordo com um comunicado do PS enviado aos órgãos de comunicação social, os parlamentares recordam que as intempéries de granizo têm causado nestas regiões elevados prejuízos de milhões de euros em perdas de culturas, de que se destacam os danos nas vinhas e produções frutícolas.
Na sequência das condições climatéricas adversas das últimas semanas, nomeadamente as chuvas e granizos, os socialistas apontam o exemplo da região da Cova da Beira, onde se estimam perdas na ordem dos 70% de produção, que chegaram em algumas freguesias aos 90%, “não havendo memória recente de uma campanha tão nefasta”.
“Os prejuízos são ainda transversais às diferentes variedades de cereja nas várias áreas geográficas de produção, nomeadamente nos concelhos do Fundão e da Covilhã, onde é feita em terreno plano e em socalcos”, referem os eleitos socialistas.