O coreógrafo Marco da Silva Ferreira traz este sábado, 25 de janeiro, às 21h30, ao Teatro Municipal da Covilhã (TMC~), o multipremiado espetáculo de dança “Carcaça”. A obra foi distinguida em 2023 com o prémio de Melhor Coreografia pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e valeu ao coreógrafo a nomeação como finalista do Prémio Internacional de Dança Rose 2025, na categoria “coreógrafos consagrados”, cujo vencedor será anunciado a 10 de fevereiro.
Em “Carcaça”, Marco da Silva Ferreira explora a construção de uma identidade coletiva e a memória cultural, partindo de movimentos ágeis e vibrantes para criar uma coreografia que se desenvolve em direção à resiliência e à união. A peça, interpretada por um coletivo de 10 artistas, reflete sobre como a dança e a identidade evoluem, integrando o passado e o presente numa narrativa física e intuitiva.
Combinando influências do clubbing, batalhas de dança e tradições folclóricas, a obra propõe uma reflexão profunda sobre a memória, as comunidades e o papel dos corpos individuais e coletivos. A performance é enriquecida pela bateria de João Pais Filipe e pela música eletrónica de Luís Pestana, que entrelaçam sons de fanfarras, techno e música pós-moderna numa banda sonora ao vivo.
Os bilhetes, com um custo de 4,5€ com descontos aplicados, estão disponíveis na bilheteira do TMC, Worten e Ticketline.