A junta de freguesia de Caria está a promover um conjunto de actividades para assinalar o centenário de elevação a vila. Até ao final deste ano vão decorrer seis exposições para assinalar a efeméride. Todas as mostras vão estar diariamente abertas ao público, numa sala montada para o efeito, no local da Trincheira, no centro da Caria.
A primeira exposição decorreu entre Abril e Maio e foi dedicada à história da vila e já durante este mês de Junho está a decorrer uma segunda mostra, dedicada à festa de Santa Bebiana, que está patente ao público até ao próximo dia 16. A iniciativa faz parte das comemorações do primeiro aniversário da associação da irmandade que candidatou, conjuntamente com a junta de freguesia, as festividades de Santa Bebiana ao inventário nacional do património cultural imaterial.
No dia 6 de Julho, é inaugurada a mostra “a funda São”. Trata-se de uma exposição inédita para Caria e para a região e que vai apresentar parte do espólio de uma colecção de arte erótica única no pais. Trata-se de uma iniciativa de um Cariense, proprietário da coleção, apoiado pela junta de freguesia.
No mês de Agosto o destaque vai para a exposição “Meninas Casadoiras”, que pretende dar a conhecer como era o casamento nos tempos passados, como namoravam as Carienses, como eram os seus vestidos de noiva, os seus enxovais e como se celebravam e eram registados os casamentos.
Em Outubro, vai decorrer uma exposição de pintores Carienses, e seus descendentes e, também, de pintores que tenham pintado temas de Caria. Finalmente, de 13 a 29 de Dezembro é apresentada a última mostra. “Reviver Caria”, vai apresentar o passado de Caria, ao longo dos anos, em termos das empresas e produtos que existiram na vila, alguns deles comercializados em vários pontos do país e além fronteiras.