“Já houve um pré-registo e agora estamos a reunir toda a informação que é para depois preenchermos o formulário que passa por uma memória descritiva muito fundamentada.”
Segundo o presidente da junta de freguesia, Silvério Quelhas, trata-se de um trabalho que requer muita pesquisa e investigação.
“É preciso reunir o máximo de informação, fotografias, documentários, fazer entrevistas a pessoas mais velhas, passa por aí, e é essa a informação que nós estamos a reunir.”
Em entrevista ao programa “Flagrante Direto” da RCB, o autarca explica como se cumpre, todos os anos, a tradição da festa de Santa Bebiana.
“É uma festa pagã, realiza-se sempre no dia 2 de dezembro, em que a Santa Bebiana e o S. Martinho se encontram, vêm de sítios opostos da vila, há um local onde eles se encontram, que é perto da Trincheira, em frente ao centro de saúde, e depois seguem os dois num percurso pela vila que termina no largo do Jacinto, que nós, neste mandato, gostaríamos de alterar para largo de Sta. Bebiana.”
No local há uma fogueira, grelhados e vinho à espera de todos os que participam nesta festa que a autarquia de Belmonte quer classificar como património imaterial.
Mas, a vila tem também um património edificado que a junta de freguesia pretende promover criando várias rotas sob o lema, Caria – vila dos 5 monumentos que pretende associar à marca, já registada, TurisCaria.
“Caria tem uma particularidade que nós vamos trabalhar, Caria é a vila dos 5 monumentos: tem 5 capelas, 5 fontes, 5 pontes. Nós queremos também estudar essa situação, validá-la, confirmar isso e essa marca, a TurisCaria, queremos associá-la a todos os eventos que façamos e a alguns produtos que a gente venha a criar.”
A junta de freguesia também pretende, este mandato, criar a Casa da Cultura que vai nascer no imóvel, já adquirido pela junta de freguesia, em frente à igreja.
“Nessa casa vai ser criada uma biblioteca, vai ser criado um anfiteatro e também um albergue dos peregrinos, porque em Caria cruzam-se duas rotas dos Caminhos de S. Tiago de Compostela, precisamente em frente a essa casa.”
No primeiro andar funcionará um co-work, completando todas as valências do edifício, que tem ainda um pátio exterior. “Num futuro próximo, também essa casa irá fazer parte do lote de ofertas que iremos ter.”