A Associação de Futebol de Castelo Branco (AFCB), representada pelo presidente da direção Manuel Candeias, entregou este fim de semana, cinco troféus do Cartão Branco, a vários agentes desportivos que, no decorrer da presente temporada, viram reconhecidos o seu gesto de fair-play, pelas respectivas equipas de arbitragem, nas modalidades de futebol e futsal, que enalteceram condutas eticamente correctas, praticadas por atletas, treinadores, profissionais de saúde, dirigentes, público ou outros.
Assim, de acordo com a nota de imprensa enviada à RCB, receberam a distinção, “João Natário (treinador da ARC Bairro do Valongo Infantis Fut. 9) – Na partida frente ao GD Vit. Sernache, a 30 de outubro de 2022, a contar para o Torneio de Apuramento, sempre que um jogador adversário saía para ser assistido, o treinador tirava também jogadores da sua equipa para estarem sempre em igualdade numérica em campo.
Emanuel Dias (jogador do Benfica e Castelo Branco Infantis Fut. 9) – No encontro frente à AD Estação, 8 de janeiro de 2023, a contar para o Torneio de Apuramento, o jogador da equipa albicastrense prestou auxílio a um colega adversário que este necessitava.
Daniel Ascensão (treinador do Benfica e Castelo Branco Infantis Fut. 7) – No jogo frente ao GDC Silvares, a 17 de dezembro de 2022, para o Torneio de Apuramento, o técnico demonstrou respeito para com o árbitro (que não reparou no sucedido) e para os restantes adversários ao chamar o seu jogador para meter as caneleiras depois do mesmo as ter mandado para junto do banco de suplentes.
João Domingues (treinador da Casa Benfica Oleiros Iniciados Futsal) – Na partida frente ao SLA Dominguiso, a 12 de fevereiro de 2023, para o Campeonato Distrital, demonstrou uma atitude de desportivismo, no final do jogo, ao fazer um corredor para felicitar a equipa adversária pelo título.
Ana Rita Nunes (fisioterapeuta da Casa Benfica Oleiros Seniores Futsal) – No encontro frente à AD Penamacorense, a 25 de fevereiro de 2023, a contar para a Liga Kia Amatoscar, pela rápida assistência ao guarda-redes da equipa adversária, quando existiam dois jogadores da mesma equipa a precisar de auxílio – (recebido por elemento da direção do clube)”. Pode ler-se na missiva.
Nas próximas jornadas das competições distritais de futebol e futsal, a AF Castelo Branco vai continuar a entregar troféus do Cartão Branco, época 2022-23.