A biblioteca Egas Moniz da Escola Secundária de Nuno Álvares (ESNA) acolheu, no passado dia 23 de março, uma tertúlia que assinalou o regresso da Casa Comum das Tertúlias (CCT) a Castelo Branco. Uma conversa dedicada à apresentação do livro de poesia “As pedras sangram”, de Carlos Bondoso.
A apresentação ficou a cargo de Luís Norberto Lourenço, professor, editor e organizador do evento, e contou com a presença do autor. Foi feita a leitura de poemas de alguns dos livros de Carlos Bondoso, como “Cristalidades”, “As pedras sangram” e “Voos picados”.
Natural de Moimenta da Beira, Carlos Fernando Bondoso, já conta com sete livros de poesia publicados. Publica em duas revistas literárias brasileiras e fez parte de diferentes antologias poéticas. “Inventário das travessias” e “Madeiro – Fólios de Poesia IV”, obra editada pela câmara municipal de Penamacor em 2023, foram as mais recentes antologias publicadas.
A apresentação do livro “As pedras sangram” marcou o retomar da Casa Comum das Tertúlias, fundada a 5 de outubro de 2001 em Castelo Branco. Ao longo de 23 anos, o CCT organizou mais de 150 eventos culturais.
O roteiro tertuliano passa não só por Castelo Branco, mas também por Penamacor, Seia, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Mangualde, Marvão, Nisa, Portalegre, Sátão, Vila Nova de Paiva, Setúbal e Porto. Para além de três localidades espanholas e cinco mexicanas.