Trata-se de um restauro simples que se destina a dotar o edifício de um Centro Interpretativo ligado à Serra da Gardunha. A Casa terá ainda uma vocação comunitária associada, com um espaço disponível para receber eventos ao longo do ano.
“A casa foi cedida à junta de freguesia de Castelo Novo, que fez um programa de reabilitação que pretende que se oriente para um espaço que promova os valores naturais da Serra da Gardunha, naquela encosta tão relevante a sul da Gardunha.” Referiu Paulo Fernandes.
Para além do apoio financeiro, a autarquia vai dar todo o apoio técnico necessário à reabilitação da Casa do Guarda de Castelo Novo.
Para o presidente da Câmara Municipal do Fundão (CMF), a recuperação desta casa “que sobreviveu ainda a dois incêndios gravíssimos, mas em 2017 ardeu praticamente a sua totalidade”, representa também uma “esperança para aquela encosta da nossa Serra.”
Reunido em sessão pública, o executivo fundanense aprovou ainda um apoio de 7.500 euros à junta de freguesia do Telhado, para melhoramentos na Rua da Escola, na anexa de Freixial.