O centro de cultura contemporânea vai acolher, entre os dias 12 e 15 de Abril, o primeiro encontro internacional de cidades criativas e desenvolvimento sustentável. A iniciativa é organizada pela câmara de Castelo Branco no âmbito da candidatura do município à rede de cidades criativas da Unesco na categoria de artesanato e artes populares.
A recepção aos participantes ocorre na próxima quarta-feira. No dia seguinte o antigo ministro da cultura, Luís Castro Mendes, marca presença na sessão de abertura assim como o presidente da câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues. No decorrer dos três dias de trabalho vão ainda estar presentes o director da escola superior de artes aplicadas, Luís Pinho; François Lajuzan (director geral da cultura em França), a directora regional de cultura do centro, Susana Menezes, o coordenador da candidatura e vice presidente da autarquia albicastrense, Hélder Henriques, assim como vários docentes universitários, historiadores e responsáveis pela área do turismo.
Durante o encontro vão também ser apresentadas as cidades de Paducah (Estados Unidos), Tétouan (Marrocos), San Cristóbal de las Casas (México), Sokodé (Togo), Ilha de Brava (Cabo Verde) e São Luíz do Paraiting (Brasil), assim como das cidades membro lusófonas de João Pessoa (Brasil) e da Praia (Cabo Verde).
O encontro encerra com a apresentação das localidades de Barcelos, Caldas da Rainha, Covilhã e Idanha-a-Nova que já fazem parte da rede de cidades criativas da Unesco nas áreas do artesanato e arte popular, design e da música.