O município de Castelo Branco este ano volta a associar-se à Semana Europeia da Mobilidade. A 23ª edição decorre entre os dias 16 e 22 de setembro, período entre o qual são promovidas diversas iniciativas e atividades para sensibilizar e implementar boas práticas de mobilidade urbana.
O programa da Semana Europeia da Mobilidade em Castelo Branco começa segunda-feira, 16 de setembro, com o arranque do funcionamento do Sistema de Controlo de Acessos ao Centro Coordenador de Transportes, marcado para as 10h00.
Para o primeiro dia está ainda prevista a implementação do projeto-piloto “Plataforma + Acesso”, com disponibilização de sensores de estacionamento a aplicar em seis lugares reservados a pessoas com mobilidade reduzida, junto de serviços públicos. Uma iniciativa que resulta de uma parceria entre o município e o Instituto Nacional para a Reabilitação.
Às 11h00, a câmara municipal acolhe a apresentação da plataforma tecnológica de gestão de serviços de transporte público flexível e do roteiro de trabalho para a construção do projeto Castelo Branco 2040 – Plano de Mobilidade Urbana Sustentável.
Ao longo da semana, decorrem outras iniciativas. A entrega de vouchers para a emissão gratuita de passes escolares para alunos do primeiro ano do ensino básico; a assinatura de protocolo entre a Autoridade de Mobilidade e Transportes e um conjunto de municípios da região, no âmbito do projeto-piloto de Mobilidade Integrada para o Interior; ou mesmo a ação de sensibilização #CirculaNaTua, que visa a adoção de boas práticas para utilizar as vias públicas, encerrando também algumas ruas da cidade ao trânsito.
No âmbito desta semana europeia, no dia 20 de setembro, o transporte público no município albicastrense é totalmente gratuito.
O movimento associativo, as forças de segurança e as freguesias do concelho não ficam de fora e promovem diversas atividades que vão desde caminhadas dedicadas ao tema, até aos passeios urbanos de bicicleta, passando por ações de sensibilização para miúdos e graúdos.
A Semana Europeia da Mobilidade este ano tem como tema central o “Espaço Público Partilhado”, e visa consciencializar os cidadãos a comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável, despertando na comunidade a adoção de práticas de mobilidade ativa, limpa e ao uso do transporte público e multimodal.