O programa CLDS 5G – Contrato Local de Desenvolvimento Social 5ª Geração para o município de Castelo Branco foi aprovado. Financiado pelo programa PESSOAS 2030, o projeto conta com um investimento de 784 mil euros para ser operacionalizado até 2028.
O projeto surge alinhado com as políticas nacionais de promoção da coesão social e tem como objetivo apoiar as populações mais vulneráveis, promover a inclusão social e fomentar o desenvolvimento local sustentável, dando continuidade ao trabalho realizado nas gerações anteriores.
Assente numa abordagem de proximidade, o CLDS 5G abrange as 19 freguesias e uniões de freguesias do concelho, contando com um plano de 30 ações organizadas em quatro eixos de intervenção: emprego, formação e qualificação; combate à pobreza e exclusão social de crianças e jovens; promoção da autonomia, envelhecimento ativo e longevidade; e desenvolvimento social, capacitação comunitária e resposta em contextos de emergência.
O projeto é coordenado pela Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, em articulação com a Câmara Municipal de Castelo Branco e outras instituições parceiras, promovendo uma rede de cooperação e solidariedade que visa maximizar o impacto positivo na comunidade.