O Parque Urbano da Cruz do Montalvão, em Castelo Branco, recebeu o segundo prémio no concurso internacional City’Scape Award 2023 – Landscape as Strategy, que celebra o que há de melhor na arquitetura paisagística em todo o mundo.
O Parque Urbano da Cruz do Montalvão recebeu o bronze na categoria de parques, jardins, espaços verdes e espaços de conexão na cidade densa. De acordo com o comunicado do Ateliervmdo, entidade responsável pelo projeto paisagístico, o júri destacou o espaço albicastrense por ser uma zona “social de relaxamento e informalidade num ambiente natural que compensa a falta de natureza na cidade”.
O equilíbrio entre “estratégias diferentes e complementares”, em busca do “aproveitamento do espaço como palco do quotidiano da cidade, o conforto climático, a proteção da biodiversidade e a sustentabilidade dos recursos”, foram outras características em destaque.
O City’Scape Award – Landscape as Strategy visa distinguir o papel estratégico do projeto de arquitetura paisagista para a resiliência urbana e social no contexto das alterações climáticas, nomeadamente na construção de ecossistemas na cidade e na criação de espaços de sociabilização.