O inventário do património geológico do concelho de Castelo Branco acaba de ser apresentado no XI congresso nacional de geologia, que está a decorrer na universidade de Coimbra. São 34 sítios de relevância geológica que agora são dados a conhecer à comunidade científica.
O trabalho foi realizado por Carlos Neto de Carvalho e Joana Rodrigues, no âmbito do inventário do património geológico do “Geopark Naturtejo” e pode agora vir a ser incluído na revisão do plano director municipal para que se proponha a sua conservação e valorização.
De acordo com o “Geopark” a região “mostra uma elevada geodiversidade e boa parte das freguesias do concelho de Castelo Branco possui sítios de interesse geológico, com potencial de utilização em programas para escolas e para integração em rotas temáticas de turismo de natureza”.
No âmbito do trabalho que está a ser realizado pela equipa do “Geopark”, está já apresentado o do novo mapa geológico da área de Penha Garcia. Um projecto para o município de Idanha-a-Nova coordenado pela investigadora Sofia Pereira e que resultou na constituição de um acervo com mais de 650 exemplares de fósseis que vão integrar o centro de interpretação paleobiologia das trilobites que se encontra em construção e que vai ser a primeira porta do território que faz parte da rede mundial de geoparques da Unesco.