O Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, acolhe, de 29 e 30 de maio, o 1.º Encontro Ibérico de Compostagem Descentralizada, uma iniciativa da ZERO e da organização espanhola Composta en Red, que pretende debater soluções sustentáveis para a gestão de biorresíduos.
O evento surge no contexto da Semana Internacional da Sensibilização para a Compostagem, que se assinala de 4 a 10 de maio. Com a entrada em vigor da obrigatoriedade da recolha seletiva de biorresíduos, a compostagem comunitária e doméstica tem vindo a assumir um papel cada vez mais importante.
Contudo, a ZERO alerta que “em 2023, em Portugal, a separação dos biorresíduos está muito aquém do desejável, sendo que apenas o equivalente a 2% do total dos resíduos urbanos é recolhido seletivamente”.
O encontro vai reunir técnicos, decisores políticos, gestores municipais e especialistas em resíduos para discutir estratégias eficazes de gestão descentralizada, incluindo o papel dos modelos porta-a-porta, a introdução de tarifários PAYT (“pay-as-you-throw”) e a necessidade de atualizar os regulamentos municipais para melhor enquadrar a compostagem doméstica e comunitária.
O evento é gratuito, mas sujeito a inscrição obrigatória, disponível num formulário online na página oficial da associação ZERO.