Os condutores do distrito de Castelo Branco estão a pagar menos pelo gasóleo simples do que em qualquer outro ponto do país, revela o recente estudo da plataforma de comparação de preços Kuantokusta. A análise, divulgada esta semana, aponta que o preço médio no distrito se fixava, a 15 de abril, nos 1,63 euros por litro.
De acordo com o estudo, as variações regionais nos preços dos combustíveis continuam a ser uma realidade em Portugal, “consequência da liberalização do mercado e da livre definição de preços pelas gasolineiras”. Enquanto Lisboa lidera a tabela com os preços mais elevados, Castelo Branco destaca-se no extremo oposto, no que toca ao gasóleo simples.
A diferença entre Lisboa e Castelo Branco chega aos 0,037 euros por litro, o que significa uma poupança de cerca de 1,85 euros por cada depósito de 50 litros. Já no caso da gasolina 95, embora o distrito não tenha o valor mais baixo —título que pertence a Santarém — surge ainda assim entre os mais económicos do país.
Os dados revelam ainda que Castelo Branco partilha, com Coimbra e Santarém, os preços mais baixos da gasolina especial, o que reforça a posição do distrito como uma das zonas mais acessíveis do país para abastecer o automóvel.
Desde o início do ano, o gasóleo já desceu 12 cêntimos e a gasolina seis cêntimos.