O clube do concelho da Covilhã comemorou no passado sábado, 17 de janeiro, o seu aniversário. A colectividade liderada por David Pinge, organizou o evento com a presença de cerca de 110 pessoas.
Assim, para além das modalidades de Matraquilhos e Futebol de Mesa (AMFMBI), Basquetebol (ABCB), Futebol (AFCB) e Fundação Inatel (CCD – Centro de Cultura e Desporto), o clube anunciou no decorrer do evento, que pretende este ano criar uma secção de Atletismo e Voleibol M/F, dos 08 aos 18 anos.
A RCB sabe que o CCD EZ Boidobra, no que diz respeito, ao atletismo, vai em parceira com a Junta de Freguesia, organizar uma prova no 25 de abril e no final do ano 2026, começar a participar em provas distritais, com atletas próprios.
Quanto ao voleibol, o clube vai começar a contactar e a divulgar nas Escolas, Associações, o desejo de ter jogadores (equipas mistas) na pratica da modalidade, para além de querer organizar torneios.
Em 2026-2027 e/ou 2027-28, existe a ideia em competir em provas regionais e nacionais (filiação na AV Guarda / FPV).
A nível de candidaturas ao Comité Olímpico de Portugal, a direção do CCD EZ Boidobra pede apoio ao Município da Covilhã e Junta de Freguesia da Boidobra.
Durante o jantar de aniversário, realizado na sede social, os dirigentes do clube pediram também apoio financeiro às duas autarquias, no sentido de “requalificar o piso da sala desportiva(mini pavilhão) e “retirar da gaveta”, o projecto da colocação de um relvado sintético no campo de futebol “08 de Dezembro” e a construção, também, se possível, de um pavilhão gimnodesportivo na vila. Sabemos que é difícil, mas é um sonho, que pode ser real, porque não”, afirmou David Pinge, apurou a RCB.
Para além da entrega de emblemas a sócios com 50 anos de filiação, foi também homenageado, António Manuel Pereira, antigo presidente do clube, durante vários anos, e que, recorde-se, foi um dos principais impulsionadores na região, do futsal feminino.
Foram ainda entregues os prémios “Estrela Azul”, a atletas de várias modalidades e anunciada a qualificação da equipa feminina Sub 16 de Basquetebol, para o Campeonato Nacional no escalão e a presença da equipa feminina na Champions League de Matraquilhos e Futebol de Mesa, a realizar no próximo mês de fevereiro, em Itália.
À margem da Gala, recorde-se que o clube tem ainda a prática do Ténis de Mesa, onde para além, da classe com 4 professores, fazem ainda parte da secção e escola da modalidade, 4 veteranos, 12 jovens, desde dos Sub 11, Sub 13, Sub 15 e Sub 17, com uma atleta feminina, no distrito de Castelo Branco, respectivamente.
O CCD EZ Boidobra, no Ténis de Mesa, está filiado na ATM Coimbra e já participou no campeonato nacional da 2ª divisão masculina.
Mário Madeira é o coordenador da modalidade.
Estiveram presentes na Gala de Aniversário, entre outros, Luís Marques (vereador do desporto/associativismo da Câmara Municipal da Covilhã), Ricardo Nora (seu assessor na autarquia), Marco Gabriel (presidente da Freguesia de Boidobra), António Matos ( Chefe do Agrupamento de Escuteiros 1222 da Boidobra) e Ilda Vaz (presidente do Rancho Folclórico da Boidobra).













