“Dar continuidade ao que foi feito em 2023-24, sem loucuras financeiras, garantir a manutenção o mais rapidamente possível e continuar a estabilizar o clube, a todos os níveis”, são estes os objectivos de época traçados pelo presidente da direção, em entrevista à RCB, no dia do arranque dos treinos.
O Benfica e Castelo Branco iniciou esta segunda-feira os trabalhos, tendo em vista a participação no Campeonato de Portugal 2024-25.
“Vamos começar a nova época com a mesma promessa que fizemos na época anterior, que passa pelo trabalho, acreditar que podemos fazer o mesmo que fizemos o ano passado. Conseguimos a renovação de alguns atletas da época anterior e fomos à procura de novos reforços, com a mesma filosofia que tínhamos na época anterior, que é ter jovens com ambição em participarem em campeonatos nacionais e semiprofissionais. Vai ser um ano de continuidade. O ano passado, foi o ano menos 1, este ano, será o ano zero da reabilitação do clube, que continua a passar por dificuldades económicas, onde tem de haver alguma ponderação, com os gastos da época que se avizinha”. Disse Vitor Marafão.
Quanto ao plantel, ainda não está fechado (a RCB já divulgou à muito, os reforços), mas faltam pelo menos, mais um defesa central e um avançado.
” Vamos ter cerca de 20/22 jogadores de campo, mais 3 guarda-redes, alguns deles da formação do clube (para já são 7 juniores). Não há pressa. Neste momento ter cerca de 99% do plantel constituído, é motivo de estabilidade, e vamos começar a trabalhar com o que temos e com alguns miúdos da formação e, esse é o caminho. Temos todos os clubes, penso, que têm de ter os pés bem assentes à terra, porque as dificuldades económicas estão aí, as exigências da FPF, são cada vez maiores e os gastos e é importante os clubes prepararem bem as épocas, para poderem manter os compromissos com os atletas e fornecedores e que sejam cumpridos a tempo e horas e tudo isto, são linhas de orientação do nosso clube e da minha direção. Quanto ao orçamento, será idêntico ao do ano passado. A Câmara Municipal dará o mesmo de 2023-24, e os valores, com todos, plantel, equipa técnica, equipa clinica, não ultrapassamos os 11 mil euros/mês (€110 mil época)”, afirmou o líder do clube centenário.
No que diz respeito à competição, ” o objectivo é assegurar quanto antes a manutenção e andar a lutar pelos lugares cimeiros. Dani Matos vai continuar a ser o treinador principal, a posta nele é para manter, naturalmente, até porque ele compreendeu as dificuldades que o clube atravessa, conhece a realidade do clube, conhece o clube, onde também foi jogador e entendeu quais eram os objectivos da outra e desta época e estamos todos em sintonia”. Referiu o líder do BCB.
Por último fica uma mensagem para os sócios e simpatizantes.
” Apelo aos sócios que continuem a apoiar o clube, continuem a acreditar que esta direção está a fazer todos os possíveis para manter o clube dentro dos patamares de federação e que nos ajudem também. De 15 em 15 dias que venham apoiar o clube, mas também que apoiem o clube de todas as maneiras possíveis. É importante que os sócios mantenham as quotas em dia, que os empresários também nos apoiem. É importante que acreditem no nosso trabalho e na nossa maneira de estar dentro do futebol”. Conclui Vitor Marafão à RCB.
A equipa está, desde ontem, a realizar treinos bidiários e tem, já dois jogos de preparação agendados para dias 20 e 27 de julho, com uma seleção de jogadores do distrito de Castelo Branco e Lusitano de Évora, respectivamente.
Dani Matos é o técnico principal e tem como adjuntos, Luís Graça, Vasco Guerra (será o treinador dos Juniores “A”) e André Caio.
O Campeonato de Portugal 2024-25, começa a 18 de agosto.