É o grande destaque desta jornada do Campeonato de Portugal (CDP). Nova vitória para o Guarda FC que assim já está no sétimo lugar da tabela classificativa, cada vez com maior segurança face à despromoção e a viver um momento verdadeiramente histórico. BCB, Sertanense e Alcains perderam todos nesta jornada na outra série.
É impossível não dar o seu a quem lhe pertence. O Guarda FC está a fazer uma campanha de sonho no Campeonato de Portugal e, a continuar assim, a Guarda vai mesmo voltar a ter uma equipa a assegurar a manutenção numa prova nacional passado tantos anos desde a última vez. O Guarda FC venceu 2-0 em casa do Coimbrões, com golos de Rafael Tavares e Gonçalo Gomes e tem agora 23 pontos, já mais quatro que a fase de despromoção neste momento e, veja-se bem, a equipa segue a apenas sete pontos dos lugares da fase de subida por exemplo, só para colocar em evidência o excelente percurso da equipa até ao momento.
Já na Série C, cenário oposto. Três equipas da região, três derrotas e duas das equipas estão em lugar de despromoção. O Benfica Castelo Branco perdeu 1-0 em casa do Fátima, com o golo a ser marcado já bem perto do fim, mas continua de forma tranquila no sexto lugar da série, com 21 pontos somados, embora perto da zona de despromoção, com apenas dois pontos de diferença. O Alcains perdeu 3-0 em casa do líder Elvas e é 11º classificado com 16 pontos, a três da zona de segurança. O pior caso é o do Sertanense. A equipa tem nove pontos, menos 10 que a fase de segurança, perdeu 2-0 em casa com o União de Coimbra e ou aparece rapidamente com outra fase ou vai mesmo voltar aos distritais na próxima temporada depois de tanto tempo nos nacionais.