A Coligação Democrática Unitária (CDU), esta quinta-feira, marcou presença em duas iniciativas de trabalhadores no distrito de Castelo Branco. Um plenário de rua e concentração de trabalhadores do grupo têxtil Paulo de Oliveira, na Covilhã, e uma concentração de trabalhadores do Centro de Contacto da Segurança Social, em greve, em Castelo Branco.
Nas duas ações participou Vítor Reis Silva, cabeça de lista da CDU pelo círculo eleitoral de Castelo Branco às eleições legislativas de 18 de maio.
Na Covilhã, a CDU manifestou solidariedade com os trabalhadores da Paulo de Oliveira, que reivindicam aumentos salariais e do subsídio de alimentação. A coligação sublinhou que “não é aceitável que estes trabalhadores, que produzem a riqueza da empresa, que em 2023 apresentou mais de 12 milhões de lucro, continuem a receber o salário mínimo e um subsídio de alimentação que não chega a 3 euros diários”.
Já em Castelo Branco, a CDU apoiou os trabalhadores do Centro de Contacto da Segurança Social, também em luta por aumentos salariais, atualização do subsídio de alimentação e pela implementação de pausas de 10 minutos por cada hora de trabalho.
De acordo com a CDU, estes profissionais enfrentam “altos ritmos de trabalho” e “pressões”, e defendem que o seu vínculo laboral deveria ser, como reivindicam, com a Segurança Social e não com a empresa prestadora de serviços Reditus.