A comissão concelhia da CDU da Covilhã considera que a caminhada pela educação que decorreu no último sábado, organizada pela comissão de pais do “Colégio das Freiras” se constituiu como uma “demonstração significativa de mobilização cívica” e colocou na ordem do dia “as carências e dificuldades no acesso à creche e à educação pré-escolar no nosso concelho, agravadas com o anunciado encerramento da fundação da Imaculada Conceição.
Em comunicado, a CDU afirma que é essencial “garantir uma resposta urgente a mais 165 crianças que a partir de Setembro vão deixar de ter o colégio” assim como “garantir a manutenção dos 30 postos de trabalho existentes”.
A comissão concelhia da Covilhã afirma que sempre “defendeu a reabertura do «Bolinha de Neve» com gestão pública”, afirmando que é exigido ao governo “via segurança social que assuma as suas responsabilidades” e proceda à reabertura da valência “em vez de criar obstáculos”. Já à câmara municipal é exigido que “assuma nos seus quadros os trabalhadores e que faça o que lhe compete, incluindo assumir a gestão deste serviço fundamental”.
Para a CDU “esta proposta não tem qualquer entrave do ponto de vista legal, existindo diversos exemplos noutros pontos do país, incluindo no distrito, sendo que aquilo que é necessário é vontade política. Algo que lamentavelmente parece não existir por parte do município da Covilhã”.
A concelhia da Covilhã sustenta que o regresso do infantário à esfera pública e a uma gestão municipal “é uma a solução justa, que melhor serve a comunidade no seu todo e que garante a manutenção dos postos de trabalho”.
A CDU recorda que o «Bolinha de Neve» “faz parte da identidade da cidade, foi construído ainda antes do 25 de Abril, para responder às carências das famílias trabalhadoras, e a sua privatização pelo então governo PSD/CDS, e posterior encerramento pela Santa Casa da Misericórdia, a quem tinha sido entregue a gestão, perante a passividade e a inoperância do PS, foi um rude golpe para a cidade, as famílias e trabalhadores”.
A finalizar o comunicado, a concelhia da Covilhã sustenta que “é necessário continuar a investir neste sector” pelo que “a gratuitidade da resposta de creche e pré-escolar é um objectivo que tem de continuar a ser prosseguido pois, a reabertura do «Bolinha de Neve» não é suficiente para responder às carências neste domínio no concelho”.