O centro cultural raiano, em Idanha-a-Nova, vai comemorar o seu 29º aniversário esta segunda-feira. A viola beiroa, instrumento emblemático da Beira Baixa, é a grande homenageada.
Tendo como ponto de partida a edição do livro-disco “A Viola Beiroa: tradição e identidade da Beira Baixa”, às 20h30, realiza-se o lançamento desta publicação da responsabilidade do trio Violas EnCantadas, constituído por José Barros, Fernando Deghi e Ricardo Fonseca.
Pelas 21h00, é inaugurada a exposição “Requintinha”, de Ivone Ralha, que reúne a obra gráfica do livro-disco, que será apresentado em concerto, às 21h30, no auditório. Ao grupo Violas EnCantadas vão juntar-se vários convidados como as adufeiras de Idanha-a-Nova, Amélia Fonseca e Adosinda Xavier, das adufeiras de Monsanto, Idalina Gameiro, Isabel Silvestre, José Manuel Neto, Pedro Jóia, Catarina Anacleto e Soukhaina Fahsi.
Desenvolvido desde julho de 2025, o projeto “A Viola Beiroa: tradição e identidade da Beira Baixa” envolveu “a recolha de repertório tradicional, a elaboração de arranjos musicais e a definição de caminhos interpretativos que permitam construir um registo contemporâneo da viola beiroa, tendo o grupo realizado três residências artísticas no CCR, incluindo a gravação de grande parte das músicas” refere o município de Idanha em comunicado.
Inaugurado em 1997, o CCR “tem desenvolvido um papel preponderante na programação cultural do território, enquanto eixo estruturante de uma estratégia de descentralização da oferta e produção cultural e artística, garantindo uma programação transversal e inclusiva a diferentes públicos, alavancada nos últimos anos pelo facto de integrar a rede de teatro e cineteatros portugueses, promovida pela direção geral das artes” refere o município.
Desta forma, o cento cultural e o município de Idanha-a-Nova “consubstanciam o desígnio inicial da atribuição a Idanha-a-Nova da chancela de Cidade Criativa da UNESCO, na área da Música, que assinalou em Dezembro de 2025 o 10º aniversário e cujas comemorações se estendem ao longo de todo este ano”.













