O Centro de Portugal vive um momento de grande crescimento no setor do turismo. Os resultados preliminares da atividade turística em 2024, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), confirmam que a região bateu recordes em todos os indicadores, consolidando-se como um dos destinos turísticos mais dinâmicos do país.
Pela primeira vez, o Centro de Portugal ultrapassou a marca das 8 milhões de dormidas nos alojamentos turísticos, entre janeiro e dezembro de 2024. O número representa um aumento de 5,5% em relação a 2023, superior à média nacional, que foi de 4%.
O número de hóspedes também cresceu significativamente, com um aumento de 6,3% em relação ao ano anterior, totalizando mais de 4 milhões de visitantes ao longo de 2024, superando mais uma vez a média nacional (4,9%).
No que diz respeito aos proveitos totais dos alojamentos turísticos, os dados ainda não incluem os valores de dezembro. No entanto, até novembro, os proveitos já tinham atingido 482 milhões de euros, ultrapassando os 464 milhões de todo o ano de 2023.
Em comunicado, a vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, destaca que estes resultados “confirmam que a marca e o destino Centro de Portugal estão cada vez mais consolidados no panorama turístico nacional”.
Anabela Freitas sublinha o papel dos agentes do setor, cujo sucesso é “fruto do trabalho árduo e da resiliência dos empresários, que têm sabido apostar na inovação e na qualidade da oferta”.