O Programa Regional do Centro (Centro2030) abriu um concurso, com uma dotação de 10 milhões de euros de fundos europeus, para apoiar infraestruturas e equipamentos de ensino superior. Um valor insuficiente, aos olhos do reitor da UBI, para as nove instituições de ensino da região.
Lançado no início do mês de janeiro, o apoio do Portugal2030 para a região centro visa “adequar as infraestruturas e equipamentos pedagógicos” de ensino superior “à necessidade de ajustar as competências para um tecido produtivo em transformação”, nomeadamente nas áreas das ciências e tecnologias e ao duplo desafio de transição climática e digital.
O aviso, dirigido a universidades e institutos politécnicos, abrange a criação, ampliação ou modernização de infraestruturas e equipamentos para a diversificação da oferta e reforço da formação; o reforço e atualização de instalações, infraestruturas e equipamentos para mudanças necessárias ao processo de digitalização; e a construção e qualificação de infraestruturas e aquisição de equipamentos destinados a cursos superiores de curta duração.
Para Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, IP (CCDR Centro), este concurso é um “desafio para as instituições do ensino superior da região”, para estarem alinhadas com as transições digital e climática, visando o aumento de alunos nas áreas das ciências e tecnologias.
Por outro lado, o reitor da Universidade da Beira Interior, faz as contas e aponta: “Na região centro há 9 instituições de ensino superior, o aviso é de 10 milhões. Se cada instituição fizer uma candidatura, resulta em um milhão para cada uma e hoje em dia, não se faz quase nada com esse valor”, afirmava Mário Raposo na tomada de posse da AAUBI, a 3 de janeiro, dia em que foi lançado o concurso do Centro2030.
“Portanto, também no centro do país, as prioridades da CCDR não foram para o ensino superior. Nós temos que lutar por isso e trabalhar para que olhem para o ensino superior como uma das soluções para o desenvolvimento de um país”, rematou o reitor.
O aviso está aberto até 30 de abril, podendo ser consultado na plataforma online do Programa Regional do Centro.