A iniciativa, promovida pelo Município do Fundão no âmbito da Campanha da Cereja 2023, desafia os restaurantes a apresentarem, nos seus menus, pratos originais com cereja, desde entradas a pratos principais e sobremesas.
São várias as criações gastronómicas em torno da cereja, de que são exemplos, o Gaspacho de cereja do Fundão com camarão da costa, a Sopa de cereja do Fundão ou a ostra fumada, no que diz respeito às entradas.
O município do Fundão deixa como exemplos de experiências gastronómicas, no prato principal, a Cereja do Fundão, Sardinha e Avelã e o Peito de Pato, cenoura, espargo, molho de foie-gras e cereja do Fundão.
Para a sobremesa, Telha de canela, gel e sorvete de cereja, o Exótico de coco com cereja do Fundão ou a Tarte de cereja e queijo fresco.
Para Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão, esta Rota Gastronómica “é um exemplo da junção de uma marca de eleição aos melhores e mais prestigiados chefs de diversos restaurantes na área de Lisboa e do Porto, numa iniciativa que permite a valorização da cereja pelos melhores profissionais da área da gastronomia, permitindo a quem está em Lisboa e Porto a oportunidade de degustar as excelentes e inovadoras criações gastronómicas dos chefs com a Cereja do Fundão, criando ao mesmo tempo a curiosidade de visitar a nossa região, um local com características únicas que o diferenciam e o tornam atrativo ao longo de todo o ano”.
Os restaurantes participantes na Rota Gastronómica da Cereja poderão ser consultados em https://saboresdacereja.visitfundao.pt