O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHCB) vai implementar medidas, de melhoria da eficiência energética, no Hospital do Fundão, anuncia a administração daquela unidade de saúde.
Em comunicado enviado aos órgãos de comunicação, o CHUCB revela que a maioria do investimento na melhoria da eficiência energética no hospital do Fundão provém do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), linha de Apoio à Renovação Energética dos Edifícios da Administração Pública Central.
A intervenção a realizar tem um custo global de cerca de 600 000,00€, dos quais 492 850,00€ são financiados pelo PRR, e, de acordo com o CHUCB, tem como principais objetivos: a melhoria dos níveis de conforto para trabalhadores e utentes, nomeadamente no que respeita ao conforto térmico; a melhoria da qualidade do ar no interior; a extensão da vida útil e condições estruturais do edifício; a redução da fatura e da dependência energética; bem como a redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE).
A aplicação de isolamento térmico na cobertura; a implementação de um chiller mais eficiente; utilização de luminárias LED; implementação de sistema de Gestão Técnica Centralizada (GTC) e instalação de sistema solar fotovoltaico de produção de energia elétrica para autoconsumo. são algumas das medidas previstas “que vão potenciar uma redução anual do consumo de energia primária no edifício em causa de 911.228,00 kWh/ano, que equivale a uma diminuição anual estimada das emissões de gases com efeito de estufa de 92,32 t CO2eq/ano. A classe energética do edifício passará de C para B”, conclui a administração do centro hospitalar.