Organizada pela Federação Portuguesa de Ciclismo, vai para a estrada amanhã uma prova com 139 corredores, em representação de 20 equipas, oriundas de quatro países, que irão pedalar pela Beira Interior até domingo.
Com quatro etapas em linha e um contrarrelógio individual, o pelotão sai amanhã, dia 29 de agosto, às 13h05′, de Celorico da Beira em direção a Almeida, numa distância de 96,3km.
Ainda pela Beira Alta, a segunda etapa em linha, vai ligar, na sexta-feira, 30 de agosto, Trancoso – Mêda, num percurso de 107,2km. Os ciclistas saem às 12h35′.
No sábado, 31 de agosto, a terceira etapa fará a transição Beira Alta – Beira Baixa, com a ligação, Sabugal – Penamacor (1º sector – 78km), a partir das 10h20′.
No mesmo dia, às 16h, começa em Penamacor, o CRI, numa extensão de 19km.
No domingo, 01 de setembro, último dia de competição, os ciclistas partem da cidade do Fundão (Rua do Convento), às 10h05′, em direção à Covilhã, cuja meta está instalada na Avenida Frei Heitor Pinto, ao Jardim Público, com a derradeira subida (prémio de montanha de 3ª categoria), a ser feita pela Rua Conde da Covilhã.
O pelotão deve chegar à cidade “Tecer o Futuro”, por volta das 12h54′.
O percurso total da prova será de 408,1km.
Nesta 4ª etapa, com 107,6km, a caravana velocipédica passa por Lavacolhos, Silvares, Ourondo, Paúl, Alto da Portela (prémio de montanha de 3ª categoria – km 39,6), Tortosendo, Eixo TCT, Covilhã, EN 18, Orjais, Vale Formoso, Verdelhos (prémio de montanha de 2ª categoria – km 93,5), Atalaia do Teixoso, Gibaltar, Teixoso, Canhoso, EN 18 em direção à cidade serrana, com meta na Avenida Frei Heitor Pinto.
A Volta a Portugal em Bicicleta de Juniores é antecedida, esta quarta-feira, às 18h, coma realização de uma palestra sobre a “Ética no Desporto”, na Universidade da Beira Interior, na Covilhã, com as presenças de Mário Raposo (Reitor da UBI), Delmino Pereira (Pr. FP Ciclismo), António Júlio Nunes (diretor-executivo da ADoP), Vitor Pardal (Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola) e Gabriel Mendes (Selecionador Nacional de Pista).
O evento organizado pela FP Ciclismo, tem apoio da UCI, IPDJ e Municípios envolventes.
Recorde-se que esta competição sucede, na região, ao Grande Prémio Internacional das Beiras e Serra da Estrela (maio), Volta a Portugal em Bicicleta (julho) e La Vuelta (agosto).