Pelo quinto ano, a Associação de Municípios da Cova da Beira organiza uma prova internacional de ciclismo disputada em todo o seu território. Trata-se do Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela (BSE).
No regresso à estrada, a competição será disputada de 26 a 28 de maio. Durante três dias, disputam-se quatro etapas. No que diz respeito à competição, a 1ª Etapa terá 16km, decorre dia 26 e ligará as cidades de Seia e Gouveia. II Etapa (126km), também no mesmo dia, a partida será dada em Fornos de Algodres, com passagens em Celorico da Beira, Trancoso, Mêda, Marialva, Pinhel, Castelo Rodrigo, com meta instalada em Figueira de Castelo Rodrigo. Dia 27 de maio, decorre a 3ª Etapa com uma extensão de 185km.
O pelotão parte de Penamacor e passa em Caria, Belmonte, Sortelha, Sabugal, Vilar Formoso, Almeida, terminando em Pinhel. Quanto à 4ª e última etapa, com 170km, dia 28 de maio, os ciclistas saem do Fundão em direção à Guarda, com passagem em Castelo Novo, Covilhã, Penhas da Saúde, Torre, Sabugueiro, Manteigas, na Serra da Estrela, Valhelhas, com términus na cidade mais alta.
O 5º Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, de acordo com a organização, visa utilizar o ciclismo como um importante veículo de promoção e divulgação da região das Beiras e Serra da Estrela, ao nível do património, cultural e gastronómico, enquanto destino turístico sustentável, durante todo o ano.
As três etapas do 5º Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, vão percorrer todo o território dos 16 Municípios envolvidos no evento. O Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela é organizado pela Associação de Municípios da Cova da Beira e Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior em parceria com o Turismo Centro de Portugal, Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela e Federação Portuguesa de Ciclismo.